quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os Demônios da Garoa & Adoniran Barbosa

Demônios da Garoa & Adoniran Barbosa...

Os Demônios da Garoa encontravam-se inúmeras vezes nos auditórios da Record e nos corredores da Rádio Nacional, com o compositor Adoniran Barbosa, que compunha e cantava suas próprias músicas, com português impecável.

Aqueles endiabrados adolescentes ficavam nos corredores da Rádio Nacional cantando as músicas de Adoniran Barbosa adaptadas ao seu estilo “gaiato”. No início Adoniran Barbosa não gostava muito deste estilo e reclamava dizendo que eles estavam “estragando” suas músicas, mas foi obrigado a se curvar diante do sucesso e aceitação popular que os Demônios da Garoa conquistaram. Adoniran acabou incorporando o estilo “gaiato” em suas composições, já que esta “endiabrada gaiatice” identificava-se com o linguajar dos bairros populares que se encaixavam em seus sambas.

Em 1946, começaram a trabalhar juntos dividindo vários palcos nos programas: “Alegria dos Bairros” (apresentados nas manhãs de domingo por Randal Juliano) e "PR Gessy", na Record. Nesta época, não existia televisão, e para matar a curiosidade dos fãs do interior paulistas, Adoniran e os Demônios foram escalados para viajar com a caravana do programa "Aqui Está a Record", que levavam os astros da "Maior" às cidades do interior paulista, promovendo jogos de futebol entre os artistas e apresentadores da Rádio Record.

O programa "Aqui Está a Record", tinha o “time quente” e o “time frio”... e os Demônios da Garoa foram escalados para defenderem o time titular da PRB-9, que disputava jogos com outros times de outras estações de rádio.

Os Demônios da Garoa e Adoniran Barbosa formaram uma bandinha e ficavam cantarolando para animar as torcidas dos jogos de futebol, enquanto assistiam seus companheiros jogarem e aguardavam sua vez de jogar.

A parceria entre os Demônios da Garoa e Adoniran Barbosa durou 29 anos (de 1951 a 1980), chegando à marca de 42 discos com sambas de Adoniran Barbosa, e aproximadamente 45 músicas de sua autoria.

O início desta parceria deu-se em 1951, quando os Demônios da Garoa gravaram o primeiro samba de Adoniran Barbosa, chamado “Malvina”, música que lhes renderam o título de “Campeão do Carnaval de 1951”.

Na interpretação dos Demônios da Garoa, "Malvina" tornou-se um sucesso explosivo, alcançando o título de campeão de vendas e farta execução nas rádios, consagrando este samba para disputar o Concurso de Músicas do Carnaval Paulista, promovido pela Folha da Tarde em conjunto com a loja Rádios Assunção Ltda, que dava como prêmio, 10.000,00 Cruzeiros para a melhor marcha e mais 10.000,00 Cruzeiros para o melhor samba.

Em 28 de fevereiro de 1952, a coluna "Parada de Sucessos" da Folha da Tarde revelou as músicas campeãs do carnaval de 1951, com base na votação popular e na vendagem de discos, e o samba "Malvina" conquistou o primeiro lugar com 20 pontos.

Os Demônios da Garoa conquistaram seu primeiro prêmio, através do título de “Campeão do Carnaval de 1951” e Adoniran Barbosa recebeu o troféu Bon-Eco, do locutor Hélio de Alencar, no programa "Parada de Sucessos" da Rádio Excelsior, além dos 10.000,00 Cruzeiros para o melhor samba, que acabou gastando na comemoração do título em companhia de sua esposa Matilde, dos amigos integrantes do Demônios da Garoa e suas respectivas esposas, saboreando pizza e vinho em uma simples cantina.

No ano seguinte, os Demônios da Garoa repetiram o sucesso e o título de “Campeão do Carnaval de 1952”, com a gravação de “Joga Chave” também de Adoniran Barbosa.

O entrosamento entre Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa foi tamanho, que a partir daí os meninos endiabrados começaram interpretar as músicas de Adoniran Barbosa, utilizando o estilo “gaiato”, criado por Arnaldo Rosa, com gingas próprias e criando as introduções das músicas que são sucesso até hoje.

As composições de Adoniran Barbosa com seus versos dramaticamente engraçados e linguajar característico dos ambientes em que foram inspirados, unidos à interpretação única dos Demônios da Garoa, tornaram-se um marco na nossa Música Popular Brasileira, em especial para a Cidade de São Paulo, que teve vários de seus bairros exaltados nas músicas de Adoniran Barbosa.

Os maiores sucessos de Adoniran Barbosa gravados pelos Demônios da Garoa

"Malvina" foi o primeiro samba de Adoniran Barbosa em destaque na carreira dos Demônios da Garoa, ao conquistar grande sucesso em 1951, batendo recordes de vendas e farta execução nas rádios paulistas, além do título de “Campeão do Carnaval de 1951” no Concurso de Músicas do Carnaval Paulista, promovido pela Folha da Tarde em conjunto com a loja Rádios Assunção Ltda, com base na votação popular e na vendagem de discos.

O sucesso dos Demônios da Garoa se confirmou no ano seguinte, com o título de “Campeão do Carnaval de 1952”, com a gravação de “Joga Chave” também de Adoniran Barbosa.

A dobradinha “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto” também surpreenderam... Foram apresentados pela primeira vez pelos Demônios da Garoa no programa de Manuel da Nóbrega, na então Rádio Nacional de São Paulo em 1953 e gravados somente no ano seguinte (em 1954), mas o explosivo sucesso e respeito nacional e internacional conquistado, deu-se através do Programa do “Chacrinha” no Rio de Janeiro, onde “Abelardo Barbosa” quis mostrar para todo o Brasil quem eram os caras de São Paulo que cantavam “Saudosa Maloca”, pois os sambas daqueles endiabrados garotos já eram sucesso no Brasil, e ninguém nunca os tinham vistos.

Em setembro de 1955, a “Folha da Noite” anunciava que o disco dos Demônios da Garoa com os sambas “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto” havia batido recorde de vendas no estado de São Paulo, com mais de 100 mil cópias vendidas, sucesso este que ultrapassava as fronteiras e chegava ao Rio de Janeiro, sendo destaque do “Diário da Noite Fluminense”, nas palavras do crítico musical J. Pereira.

Estes dois grandes sambas tornaram-se mais um grande marco na longa carreira dos Demônios da Garoa, devido a conquista de dois feitos históricos para a época: permanecer por um ano e meio seguido nos primeiros lugares da parada de sucesso musical; conquistar estrondoso sucesso nos dois lados de um mesmo disco, o que era raro naquela época.

Mas o grande ícone da carreira dos Demônios da Garoa é sem dúvida, o samba “Trem das Onze".

Arnaldo Rosa, Antônio Gomes Neto, Cláudio Rosa, Roberto Barbosa e Narcizo Trivelatto viveram o maior sucesso da carreira dos Demônios da Garoa em 1964, com o famosíssimo “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa, que os projetou internacionalmente e proporcionou-lhes várias honrarias, como: Disco de Ouro, Medalha Anchieta, Chave de São Paulo, Diploma de Cidadão Paulistano, etc...

De todos os prêmios recebidos este ano, o que mais enalteceu os Demônios da Garoa, foi o “Título de Campeão do Carnaval Carioca de 1964”, ao conquistarem o 1º lugar no “Concurso de Músicas Carnavalescas do IV Centenário do Rio de Janeiro”, justamente no ano em que o Rio de Janeiro comemorava os 400 anos de sua Cidade Maravilhosa, era considerado dono do melhor carnaval do mundo, e dizia que São Paulo era o túmulo do samba, os Demônios da Garoa conseguiram provar que São Paulo também tinha o que mostrar em matéria de Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...