quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Afros e Afoxés da Bahia (Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro)


Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é um cortejo de rua que sai durante o carnaval. Trata-se de uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá, em que seus integrantes estão vinculados a um terreiro de candomblé. O termo afoxé provém da língua iorubá. É composto por três termos: a, prefixo nominal; fo, significa dizer, pronunciar; xé, significa realizar-se. Segundo Antonio Risério, afoxé quer dizer o enunciado que faz acontecer.

Edil Pacheco: Compositor e violonista baiano, nascido em Maragogipe, começou a ter contato com a música na adolescência. Foi para Salvador aos 19 anos para trabalhar e estudar e acabou admitido num banco e numa empresa de transportes, antes de ser chamado pelo sambista Batatinha para acompanhar o show "Eu Sou, Tu És, Ele É: Gente" em 1967. Por essa época começou a desenvolver a atividade de compositor, incrementada a partir do ano seguinte com sua participação no grupo Função. Sua primeira composição gravada foi a toada "Fim de Tarde" (com Luiz Galvão), em 1969, por Eliana Pitman. Foi para o Rio de Janeiro no início da década de 70, escorado no sucesso que sua música "Alô Madrugada" (com Ederaldo Gentil) fez na voz de Jair Rodrigues. Outras músicas conhecidas foram "Siriê", gravada por Fafá de Belém (1975), "Ijexá, Filhos de Gandhi", por Clara Nunes, e "Dengo", por Luiz Caldas.

Paulo César Francisco Pinheiro (Rio de Janeiro, 28 de abril de 1949) é compositor e poeta. Já no final da década de 1960, começou a destacar-se como letrista estabelecendo parcerias com Baden Powell, principalmente na voz de Elis Regina.Outras intérpretes marcantes foram Elizeth Cardoso, Simone e Clara Nunes, com quem foi casado. Paulo César Pinheiro apresenta em suas composições uma grande variedade de parceiros, como João de Aquino, Francis Hime, Dori Caymmi, Ivan Lins, Edu Lobo, Mauro Duarte, João Nogueira e Guinga.Em 2002, foi premiado, juntamente com Dori Caymmi, com um Grammy Latino na categoria de "Melhor Canção Brasileira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...